quinta-feira, 31 de maio de 2012

Componentes do roteador e suas funções

Assim como um PC, um roteador também inclui:
Unidade de Processamento Central (CPU, Central Processing Unit)
Memória de Acesso Aleatório (RAM)
Memória somente-leitura (ROM)


CPU

A CPU executa instruções do sistema operacional, como inicialização de sistema, funções de roteamento e de comutação.

RAM

A RAM armazena as instruções e os dados que precisam ser executados pela CPU. A RAM é usada para armazenar estes componentes:
Sistema operacional: O IOS (Internetwork Operating System, Sistema operacional de Internet) Cisco é copiado para a RAM durante a inicialização.
Executando arquivo de configuração: Esse é o arquivo de configuração que armazena os comandos de configuração que o IOS do roteador está usando atualmente. Com poucas exceções, todos os comandos configurados no roteador são armazenados no arquivo de configuração em execução, conhecido como running-config.
Tabela de roteamento IP: Esse arquivo armazena informações sobre redes conectadas diretamente e remotas. Ele é usado para determinar o melhor caminho para encaminhar o pacote.
Cache ARP: Esse cache contém o endereço IPv4 para mapeamentos de endereço MAC, semelhante ao cache ARP em um PC. O cache ARP é usado em roteadores com interfaces de rede local, como interfaces Ethernet.
Buffer de pacotes: Os pacotes são armazenados temporariamente em um buffer quando recebidos em uma interface ou antes de saírem por uma interface.

RAM é uma memória volátil e perde seu conteúdo quando o roteador é desligado ou reiniciado. No entanto, o roteador também contém áreas de armazenamento permanentes, como ROM, memória flash e NVRAM.

ROM

ROM é uma forma de armazenamento permanente. Os dispositivos Cisco usam a ROM para armazenar:
As instruções de bootstrap
Software de diagnóstico básico
Versão redimensionada do IOS

A ROM usa firmware, que é o software incorporado no circuito integrado. O firmware inclui o software que normalmente não precisa ser modificado ou atualizado, como as instruções de inicialização. Muitos desses recursos, inclusive o software monitor ROM, serão abordados em um curso posterior. A ROM não perde seu conteúdo quando o roteador é desligado ou reiniciado.

Memória flash

Flash é uma memória de computador não volátil que pode ser apagada e armazenada eletricamente. A memória flash é usada como armazenamento permanente para o sistema operacional, o Cisco IOS. Na maioria dos modelos de roteadores Cisco, o IOS é armazenado permanentemente na memória memória flash e copiado para a RAM durante o processo de inicialização, quando é executado pela CPU. Alguns modelos mais antigos de roteadores Cisco executam o IOS diretamente na memória flash. A memória flash consiste em placas SIMMs ou PCMCIA, que podem ser atualizadas para aumentar a quantidade da memória flash.

A memória flash não perde seu conteúdo quando o roteador é desligado ou reiniciado.

NVRAM

A RAM Não Volátil (NVRAM, Nonvolatile RAM) não perde suas informações quando a energia é desligada. Isso é o oposto ao que acontece na maioria das formas comuns de RAM, como DRAM, que exige energia ininterrupta para manter suas informações. A NVRAM é usada pelo Cisco IOS como armazenamento permanente para o arquivo de configuração de inicialização (startup-config). Todas as alterações feitas na configuração são armazenadas no arquivo running-config na RAM e, com poucas exceções, são implementadas imediatamente pelo IOS. Para salvar essas alterações caso o roteador seja reiniciado ou desligado, o running-config deve ser copiado para a NVRAM, onde é armazenada como o arquivo startup-config. A NVRAM manterá seu conteúdo, mesmo quando o roteador for recarregado ou desligado.

ROM, RAM, NVRAM e memória flash são abordadas na seção a seguir, que apresenta o IOS e o processo de inicialização. Elas também são abordadas mais detalhadamente em um curso posterior referente ao gerenciamento do IOS.

É mais importante para um profissional de networking compreender a função dos componentes internos principais de um roteador do que o local exato desses componentes dentro de um roteador específico. A arquitetura física interna irá variar de modelo para modelo.




Um comentário: